O modelo apresentado acima, representa o contexto de negócio do projeto Sisgrup. Nossa proposta é permitir por meio de um sistema de suporte a grupos de pesquisa, gerar um maior conhecimento do portfólio do grupo com o objetivo de obter excelência na área de atuação através de insumos e ações geradas por esse conhecimento.Portfólio: Coleção de todo o trabalho concluído ou em andamento de uma organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio .
O modelo apresentado abaixo é a representação do processo de negócio do Sisgrup:

Olá pessoal,
ResponderExcluir- Eu não entendi uma coisa: Vocês tem um Contexto de Negócio e um Processo de Negócio separados?
- No primeiro diagrama, vi um fluxo que começa com um GATEWAY AND (losango com +) e termina por um GATEWAY OR (losango com circulo). Isso pode?
- No caso acima, os 4 fluxos ocorrem ao mesmo tempo. Era essa a intensão de vocês?
- No segundo diagrama, vocês NECESSARIAMENTE deram um fim no fluxo em cada LANE desnecessariamente. Vocês podem começar o fluxo numa lane, e terminar em outra. Pela BPMN o fluxo pode (e deve) "viajar" pelas LANES.
- A comunicação entre LANES do mesmo POOL não dever ser feita através de fluxos de mensagens (setinha pontilhada). Certamente o BizAgi deve estar avisando isso para vocês: "The Connector is not connected!". Esta mensagem é usada para uma comunicação B2B (entre 2 POOLS).
Abraços, Fabio.
Olá
ResponderExcluirPara mim está perfeito!
Não alteraria nada.
Parabéns!!!
Feliz Páscoa para o trio!!
Angela Paula
Oiê !!
ResponderExcluirMuito legal, não tenho nada a acrescentar. Parabéns !
Fala meninossssssssssssss
ResponderExcluirEu não consegui ver algo errado!!!
Para mim está perfeito e de fácil entendimento.
BEIJUSSSSSSSSS
Capra
Oi pessoal!
ResponderExcluir- Eu consegui entender bem o processo de vocês, mas me parece que ele está agrupando n sub-processos;
- Não entendi muito bem o modelo de negócio de vocês. Parece que ele está tentando representar muitas coisas (objetivos, atividades, necessidades) o que acabou me confundindo um pouco.
Beijos
Oi Pessoal!
ResponderExcluirFiquei com uma dúvida, a presença de um "and" logo no início do modelo.
No mais, parabéns!
Abs.
Oi pessoal! No modelo que vocês chamaramm de contexto me parece que existem objetivos e processos misturados. Outra coisa, o que significam essas figuras no canto superior direito do que entendo serem os processos? Não reconheço do BPMN. Seria alguma feature da ferramenta utilizada na modelagem?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirNão vi problemas no modelo de você. O que eu não entendi foi o desenho no canto superior direito do modelo de negócio. abraços Alice
Muito boa modelagem. Gostei muito da utilização dos recursos para expressar os processos do negócio do grupo. Senti falta do nome do processo, já que os participantes não soltos, e não relacionados a um processo. Uma coisa mais técnica, e ao mesmo tempo relacionada ao negócio de vocês, que eu não entendi muito bem foi nas tarefas do participante “Membro”. No momento em que a tarefa “Gerenciar Projeto” se liga ao gateway de paralelismo, e deste gateway vai para a tarefa “Cadastrar Participantes” e depois se encontram no gateway de eventos. Eu sei que no gateway de evento existirão regras para tomar a decisão de para onde ir, mas porque colocar o paralelismo? Já que o paralelismo obriga a passagem pela tarefa, bastava colocar a tarefa “Gerenciar Projeto” ligada à tarefa “Cadastrar Participante” e depois, sim, ligar ao gateway de evento, para saber se encerra o processo ou se começa o gerenciamento do processo. Eu consegui me expressar?
ResponderExcluirMeninos,
ResponderExcluirAcho que vocês foram os únicos a apresentar um modelo de negócio. Foi bom para entender os objetivos do sistema de vocês!
- Talvez não seja necessário ter um administrador e um coordenador, e sim um único papel. Acredito que se o coordenador puder criar grupo, ele terá mais autonomia sobre a gerencia desses grupos.
- Uma dúvida, o coordenador e o membro poderá cadastrar projeto ou o coordenador só gerenciará o grupo de pessoas?
- Os participantes cadastrados no projeto podem ser externos ao grupo, certo? Mas eles podem interagir de alguma forma com o sistema?
- Existe um ator externo que visualiza os trabalhos, afinal, segundo o modelo de negócio, um dos objetivos são patrocinadores?
Bjs a todos!
Boa noite irmãos, achei muito boa a iniciativa de apresentar o modelo do negócio e o modelo do processo do negócio. Quanto a este último, minha dúvida é se o coordenador não poderia cadastrar e gerenciar os projetos enqto que os membros poderiam elaborar as publicações e cadastrar os participantes. No mais está tudo muito bem explicado.
ResponderExcluirOlá pessoal,
ResponderExcluirO modelo está ótimo, o que eu vi de diferente é o uso de um objetivo no lugar da atividade no primeiro modelo, como por exemplo a atividade maior contole de portifólio. Pelo o que eu sei as caixinhas devem representar apenas atividades a serem executadas e não metas ou objetivos decorrentes da execução destas atividades.Fora isto, me pareceutudo ótimo.
abraços
Julliano Pintas