1 - O tipos de atributos estão descritos de forma abstrata, não seguindo nenhuma conotação, por exemplo, um atributo do tipo String(valores literais) foi denominado para tipo Texto para facilitar o entendimento.
2- As classes com o estereótipo <
Proposto na aula de Modelagem de Sistema de Informação do curso de mestrado em informática da UniRio, esse blog tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da ferramenta SisGrup - Sistema de Suporte a Grupo de Pesquisa.
Ficou legal o diagrama de vocês. Interessante a aplicação do recurso Enumeration.
ResponderExcluirSó uma Dúvida: Como serão definidos os participantes externos? Seriam participantes de um projeto, quem NÃO pertecem a um Grupo?
Abraços, gente.
Fábio Gabriel
Pessoal,
ResponderExcluirBem completo o diagrama de vocês. Os atributos ajudam a entender o dominio do sistema. Bom trabalho!
Olá rapazes...
ResponderExcluirO diagrama parece estar bem completo, mas confesso que fiquei um pouco perdida. Talvez fosse interessante descrever os relacionamentos. Também acho que faltaram algumas agregações. Por exemplo, ProduçãoTecnicaArtistica com Projeto.
BJUX
Capra
Ficou legal, não tenho sugestões. Parabéns !
ResponderExcluirComo sempre, the best!!!
ResponderExcluirAprendo muito ao olhar o desenvolvimento dos diagramas de vocês!
Parabéns!
Pessoal, Ficou muito bom. sem sugestões. beijos. Alice
ResponderExcluirMeninos, não tenho comentários sobre o diagrama, está muito legal, bem completo. Fiquei meio confusa com as classes soltas, mas consegui entender que elas apareciam em outras classes.
ResponderExcluirPessoal, mais uma vez show de bola! Na explicação que vcs colocaram pensei porque vcs não declararam o atributo como sendo do tipo array (de algo). Mas visualizando o diagrama compreendi o uso.
ResponderExcluirAbs.
Meninos, ficou muito bom! Achei legal a ligação de participação em evento com producao bibliografica! nao lembro de ter visto isso mapeado antes...
ResponderExcluirbjs!
Fala, galera!
ResponderExcluirFicou bem legal o diagrama. Porém, eu acho que dá pra clarear um pouco mais o nosso entendimento.
Primeiro assunto: Participação num evento. Eu acho que poderia ser criada uma classe evento. E uma pessoa pode participar de vários eventos, e num evento podem existir várias pessoas. Com isso, a classe “participacaoEvento” poderia ser a ligação que falta entre as classes evento+pessoa (muitos para muitos).
Segundo assunto: E se eu quiser saber o que esta pessoa foi fazer nesse evento? Você também pode colocar se ela foi representar algum artigo, se foi apenas fazer um curso, entenderam?
Terceiro assunto: eu acho que a forma que vocês fizeram as classes “tipoFiliacao” e “tipoRelacao” não ficou muito legal. Acho que vocês poderiam deixar com o estereótipo “enumeration”, mas poderia colocar os nomes dos atributos (ex.: código e descrição) e colocar os possíveis valores das classes em pequenas notas linkadas a elas.
Quanto assunto: acho que neste diagrama, como ele não é muito grande, vocês poderiam colocar a ligação de “tipoRelacao” com “Relacao”, e “tipoFiliacao” com “Membro”, em vez de usar o tipo da classe para representar o atributo.
Olá amigos, boa noite. Gostei do diagrama, ficou realmente muito bom e especialmente com as explicações dadas antes do diagrama. Parabéns!
ResponderExcluirOla,
ResponderExcluirPara mim está tudo ótimo, só queria ter certeza se todos os atributos de todas as classes são private mesmo.Mas isso é mais uma duvida minha do que um comentário.
abraços
Julliano Pintas
Oi, Amigos,
ResponderExcluirdemais o diagrama. Tá servindo como uma aula.Li e entendi tudo...
Herli Menezes.